SESC CULTURAL FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
SESC FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
SESC FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
CONCURSO UERGS
2022
São francisco de Paula - RS
CONCURSO UERGS
Ficha técnica
Arquitetura:
William Santisse Rodrigues
Wilton Santisse Rodrigues
Dados técnicos:
Localização: Francisco de Paula, RS - Brasil
Tipologia: Educacional
Área do terreno: 1.367,51m²
Área construída: 4.679,12m²
Ano: 2022
Memorial descritivo
Os princípios que nortearam a concepção do partido arquitetônico do projeto da nova sede da UERGS - Unidade Hortênsias, basearam-se na preservação, na valorização da paisagem urbana e na história do local, implementando técnicas construtivas atuais e sustentáveis.
A forma plástica foi concebida buscando a relação com os elementos do entorno: como os arcos da arquitetura clássica presentes na Igreja Matriz São Francisco de Paula e na antiga Prefeitura, onde ambas foram e são importantes para a história da cidade, criando assim, um conjunto arquitetônico representativo para os seus habitantes. Esta relação com o entorno transmite a sensação de que o edifício sempre esteve ali, e se impõe como um novo símbolo para cidade, pois se comunica com o passado, presente e o futuro. O passado é representado pela fachada clássica, com arcos em concreto armado que vestem todo o edifício. O presente é representado pela cor terracota das fachadas que se mistura com as telhas cerâmicas das casas. E o futuro pelo uso de materiais como: vidro, brises, aço e concreto. A praça representa a união de todos os tempos e gerações, pois é um espaço de celebrações culturais, interação das pessoas e perpetuação da história. Assim a arquitetura faz o uso destes símbolos e significados para sua comunicação com os usuários e com a cidade valorizando a história e cultura local.
Praça José Bonifácil
A intervenção da Rua José Bonifácio como Praça, criou um espaço urbano qualificado para a cidade e se tornou um elemento de conexão com o entorno imediato, sendo um espaço democrático pensado para festividades, eventos, feiras e convivência. praça foi pensada para a permanência das pessoas, com bancos em toda a sua extensão, paraciclos, arborização, jardins de chuva, pisos drenantes, coleta seletiva, mobilidade urbana e iluminação pública em led, tornando-se uma referência em sustentabilidade. Sua paginação permeia pelo Térreo da edificação, fazendo a conexão do externo com o interno.
Térreo 1 (Subsolo)
No Térreo-1 (Subsolo - Acesso pela Rua Três de Outubro), estão localizados o Auditório, os Laboratórios de físico-química e de apoio, as Áreas de Serviço e o anexo existente. Por motivos de segurança os Laboratórios foram colocados neste nível pelo fato de estarem mais próximos ao Pátio de Serviço, que conta com a central de gases, com o abrigo de lixo laboratorial e com o Pátio de carga e descarga. Em caso de emergência as portas se abririam para uma área externa e com pouca circulação de pessoas, o que não aconteceria se estivessem no Térreo-2, pois estariam diretamente ligadas com a Praça de convívio. Para o anexo existente, que passará por uma reforma, foi proposto uma área de exposição que valorizasse a sua história. A preservação da Araucária, símbolo da região, próxima a este anexo, se faz necessária por manter uma relação direta com a edificação.
Térreo 2
No Pavimento Térreo foram dispostos os ambientes que proporcionam uma maior interação entre os usuários e que geram mais ruídos sonoros.
Na entrada foi previsto um balcão de atendimento para informações, visando direcionar os usuários dentro da edificação. Em anexo ao atendimento está a Área de Descompressão, a Área de Convívio e Network, ambos integrados com o hall principal que conecta as pessoas com as circulações verticais. Neste pavimento também se situam a Cantina, o Diretório Acadêmico e a Brinquedoteca que integram-se com os espaços de convívio, tais ambientes foram propostos no Pavimento Térreo por gerarem um maior ruído sonoro.
Foram propostas portas pivotantes que se abrem para o público em eventos, festivais e exposições, com o intuito de unir o ambiente externo da Praça e o ambiente interno do Prédio.
Demais Pavimentos
No primeiro, segundo, terceiro e quarto pavimentos estão locadas as salas que compõem o setor educacional, esses ambientes contam com Sanitários e Vestiários integrados para a otimização dos espaços e também com Sanitários e Vestiários acessíveis, propostos de acordo com a ABNT-NBR 9050. As Áreas de Serviço e as Salas Técnicas para instalações complementam estes pavimentos. No quinto pavimento foi proposto o Setor Administrativo. Colocá-lo no último pavimento se tornou uma opção viável para a completa setorização, evitando assim conflitos de fluxos entres alunos, docentes e servidores.
Estrutura
A estrutura proposta da edificação, além de prever uma maior economia e flexibilidade para a obra, evidenciará a beleza plástica desses elementos, que de forma prevista fará a integração com os ambientes. Tais ambientes serão compostos por laje nervurada, que além de ser sustentável por utilizar menos concreto, proporciona um excelente isolamento térmico e acústico, o que favorece na bioclimatização da edificação. Os pilares serão circulares e em concreto armado, e estarão dispostos nos ambientes de forma com que fiquem propositalmente aparentes, realçando a sua presença e dando amplitude à sua característica de modernidade. Os arcos em concreto armado, que buscam referências com o entorno, envolverão todo o edifício com o objetivo de valorizar a importância da arquitetura e da paisagem existente no local. Na entrada foi previsto um balcão de atendimento para informações, visando direcionar os usuários dentro da edificação. Em anexo ao atendimento está a Área de Descompressão, a Área de Convívio e Network, ambos integrados com o hall principal que conecta as pessoas com as circulações verticais. Neste pavimento também se situam a Cantina, o Diretório Acadêmico e a Brinquedoteca que integram-se com os espaços de convívio, tais ambientes foram propostos no Pavimento Térreo por gerarem um maior ruído sonoro. Foram propostas portas pivotantes que se abrem para o público em eventos, festivais e exposições, com o intuito de unir o ambiente externo da Praça e o ambiente interno do Prédio.