SESC CULTURAL FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
SESC FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
SESC FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
CONCURSO WEEFOR
2022
Curitiba - PR
CONCURSO WEEFOR
Ficha técnica
Arquitetura:
William Santisse Rodrigues
Wilton Santisse Rodrigues
Dados técnicos:
Localização: Curitiba, PR - Brasil
Tipologia: Residencial
Área do terreno: 2.149,40m²
Área construída: 9.561,00m²
Ano: 2022
Memorial descritivo
O novo Edifício Residencial - habitação coletiva da WEEFOR, localiza-se no bairro Batel, em Curitiba, na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua Cândido Xavier. No contexto geral, o projeto busca uma relação direta com o seu entorno, onde o principal objetivo foi a integração do espaço público com o espaço privado. Para atender este propósito, foi pensada a praça, que é a conexão destes dois espaços, sendo um lugar criado para o convívio das pessoas e pensado para elas.
O edifício busca a harmonia do cinza urbano com o verde natural do entorno e isso se faz presente na preservação das Araucárias, nos verdes das fachadas e jardins
e nos materiais utilizados. Os visuais também foram determinantes para a inserção do edifício no terreno, pois foi priorizado um afastamento que não prejudicasse os moradores e os vizinhos. Para isso, o projeto prevê recuos de 5 metros nas frentes e nos fundos e de 3 metros nas laterais. De maneira geral, o edifício abraça o seu entorno e transmite a sensação de que sempre esteve ali.
Volumes e Fachadas
Os pavimentos foram dispostos para aproveitar o máximo de área para os setores privativos dentro da área permitida do coeficiente de aproveitamento. A configuração do terreno definiu a forma da edificação, que foi concebida por dois blocos ligados por uma circulação vertical. Os blocosforam implantados no terreno de forma a garantir a melhor orientação das fachadas, permitindo assim, uma melhor circulação de ar e também uma orientação solar que propicia na insolação direta em todos os apartamentos. O Bloco 1 está localizado na frente do terreno e a sua fachada principal está voltada para Avenida Sete de Setembro, tendo uma orientação sudeste. O Bloco 2 está localizado longitudinalmente da frente para os fundos do terreno, a orientação da fachada principal é nordeste e está voltada para dentro do terreno. Esta solução foi adotada devido à proximidade do lote com o hotel ao lado, que acaba sendo uma barreira visual para os moradores.
Implantação
No pavimento térreo foi disposto uma área comercial com uma praça pública, que através de passarelas, farão a transição da Avenida Sete de Setembro com a Rua Cândido Xavier. Esta praça se torna um ponto de encontro não só dos moradores, mas também de toda a população, tornando um espaço que fomente a cultura local e o lazer, uma gentileza urbana que cria um espaço compartilhado para a cidade. As áreas coletivas de recreação estão dispostas em vários pontos do condomínio de forma a incentivar o encontro, a convivência e a coletividade nas áreas comuns, propiciando também variadas opções de circulação para os moradores. No térreo, situa-se a piscina que foi pensada como um refúgio cercado por jardins e implantada de forma estratégica para um melhor aproveitamento da luz solar, com proximidade à Araucária, que terá o seu entorno preservado e ajardinado devido ao recuo exigido. Os estacionamentos localizados nos subsolos possuem iluminação natural e ventilação cruzada, obtidos do vazio deixado no recuo da edificação que se estende do térreo até o 2º subsolo. O acesso principal se dá pela Rua Cândido Xavier, o mesmo local do estacionamento da antiga edificação, de forma a preservar as memórias territoriais.
Setorização
A setorização se configura em 3 partes: Área compartilhada aberta à população, Área compartilhada de uso exclusivo dos moradores e Áreas privativas.
Circulações e Unidades
As circulações foram primordiais para a definição das tipologias das unidades. Por serem blocos longitudinais, a solução para o ganho de mais áreas privativas e de menos áreas comuns foi adotar circulações a cada 2 pavimentos, com isso, a maioria dos apartamentos serão duplex. Com esta opção, o ganho é de mais de 450,00m² de área privativa, o que equivale a 5 apartamentos de 90m², atendendo assim, a quantidade de área privativa exigida sobre a área construída total que é de 55%, o que não seria possível sendo todos apartamentos tipo padrão. As unidades próximas à circulação vertical são padrão, pois permitem o acesso direto ao Hall.
Preservação da Memória
Para a preservação da memória local foram estabelecidas algumas diretrizes:
- Preservação dos muros de pedra que cercam a edificação;
- Referência do guarda-corpo azul, que foi utilizado em todo o prédio;
- Utilização do piso cerâmico externo (amarelo) como acabamento lateral do piso da praça;
- Utilização do piso cerâmico interno (azul) nos sanitários do salão de festas;
- Utilização do piso interno em tacos de madeira no salão de festas;
- Portas utilizadas no acesso do salão de festas e lavanderia;
- Todas as portas serão azuis, em memória à antiga residência.
Estrutura e Fechamentos
A estrutura será em concreto armado e vedação em alvenaria convencional. Os fechamentos entre unidades são de parede dupla e isolamento acústico, e paredes internas em drywall.