SESC CULTURAL FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
SESC FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
SESC FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
MERCADO CENTRAL
CONCURSO FEIRA DE CAMPINA GRANDE
PROJETO PREMIADO EM 3º LUGAR
2023
Campina Grande - PB
MERCADO CENTRAL
CONCURSO FEIRA DE CAMPINA GRANDE
Ficha técnica
Arquitetura:
William Santisse Rodrigues
Wilton Santisse Rodrigues
Dados técnicos:
Localização: Campina Grande, PB - Brasil
Tipologia: Cultural / Comercial
Área do terreno: 9.621,00m²
Área construída: 8.256,00m²
Ano: 2023
Memorial descritivo
Ao compreender a dinâmica e a história do Mercado Central, foi possível estabelecer um projeto arquitetônico e espacial que atendesse às necessidades dos feirantes e do público em geral, devolvendo ao mercado seu papel como principal equipamento da feira. Esse entendimento permitiu considerar as especificidades do local, incluindo o fluxo de pessoas e produtos, a infraestrutura existente e as demandas dos comerciantes, e a partir disso, tomar decisões de projeto que contribuíram para atingir esse objetivo. Entre os principais pontos considerados, além do atendimento do programa estabelecido, destacam-se a reforma geral da unidade existente, preservando e recuperando sua característica original, como alvenarias, coberturas e mãos francesas de sustentação da cobertura. Nesse caso, em especial, por ser um elemento marcante da época, foi prevista a recuperação das unidades existentes e a reprodução exata de novas mãos francesas em aço corten que sustentarão o novo beiral em telha cerâmica. Além disso, foram previstas reformas das unidades de vendas do antigo Mercado, que por hora estão ociosas e subutilizadas, com o objetivo de trazer de volta os feirantes e o público para esses locais, bem como a demolição dos boxes existentes dentro de seu perímetro de área para a construção de novos e a reforma de todos os encostados nas paredes externas da feira, tornando o espaço mais atrativo para o público.Outro ponto importante foi a previsão de novas coberturas metálicas tanto externa quanto interna. A cobertura interna, composta por uma estrutura que valoriza a iluminação e a ventilação de todo o espaço, tornando o espaço mais saudável, busca trazer um elemento contemporâneo e, ao mesmo tempo, se complementa trazendo uma harmonia arquitetônica com o conjunto existente. Por fim, também foi levado em consideração a valorização e potencialização da setorização e fluxos existentes no mercado, facilitando processos como manutenção, carga e descarga e descarte de resíduos secos e orgânicos.
Eixo e o Pátio Cultural histórico e artístico
O eixo Cultural histórico e artístico que corta o Mercado Central é composto por um auditório que tem como estratégia torná-lo ainda mais atrativo para o público. Esse espaço seria destinado a manifestações culturais e artísticas, como exposições, apresentações musicais, teatrais e de dança, entre outras atividades.
O eixo e o Pátio Cultural histórico e artístico valorizariam ainda mais o Mercado Central como um importante equipamento cultural da cidade. Atrairiam turistas e visitantes, além de estimular o comércio local e criar oportunidades para artistas e produtores culturais locais apresentarem seus trabalhos e contribuírem para o desenvolvimento cultural da cidade.
Sustentabilidade e saúde pública
O projeto tem como objetivo a criação de espaços mais abertos e modernos, utilizando estruturas como a cobertura tipo shed. Essas intervenções buscam melhorar a iluminação e ventilação do ambiente, proporcionando um espaço mais saudável para os usuários. Além disso, a utilização dessas estruturas pode contribuir para a redução do consumo de energia elétrica da rede, resultando em uma economia de custos a longo prazo.