SESC CULTURAL FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
SESC FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
SESC FLORÊNCIO DE ABREU
2021
SÃO PAULO-SP
CONCURSO SENAC BAHIA
2023
Bahia- BA
CONCURSO SENAC BAHIA
Ficha técnica
Arquitetura:
William Santisse Rodrigues
Wilton Santisse Rodrigues
Dados técnicos:
Localização: Bahia, BA - Brasil
Tipologia: Educacional
Área do terreno: 3.073,75m²
Área construída: 3.274,00m²
Ano: 2023
Memorial descritivo
Este projeto arquitetônico pretende materializar o desejo do Senac de promover a inspiração, a transformação e a criação de novas possibilidades por meio de soluções contemporâneas e do compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Os princípios que nortearam o novo Senac foram utilização de métodos construtivos contemporâneas alinhados à sustentabilidade, com o objetivo reduzir os resíduos gerados pelas obras, a adoção de estratégias de eficiência energética e o uso consciente dos recursos naturais. No que diz respeito à sustentabilidade social, o projeto busca através de sua arquitetura projetar um espaço inclusivo e acessível para toda a comunidade.
O conjunto é composto por três blocos interligados por uma passarela metálica, esses blocos foram propostos de modo a valorizar a experiência do usuário, onde as principais vistas estão concentradas para o paisagismo local e para a cidade. A disposição desses blocos possibilitou criar uma circulação vertical por meio de uma rampa acessível ladeado de paisagismo que conecta todos os pavimentos.
O bloco 1 onde ocorrem as principais atividades pedagógicas localizada na rua ACM, foi propositalmente recuado com a intenção de reduzir os ruídos gerados do alto tráfego no local. Esta estratégia possibilitou criar uma praça para exposições e manifestações culturais, tornando o espaço inclusivo e acessível.
A permeabilidade urbana ocorre quando o térreo é liberado para que a sociedade possa usufruir das atividades dispostos nesse pavimento. Além da praça citada acima o setor conta com ambientes que estimulam a criatividade e a interação, como: a biblioteca, a cafeteria, o foyer e a praça, que é composta por arquibancadas na parte posterior da edificação.
Para atender a essa premissa, adotou-se como partido arquitetônico um método de construção de montagem que visa um menor desperdício de materiais, uma maior flexibilidade de projeto, a possibilidade de desmontagem e a reutilização desses materiais.
Para estrutura foram propostas estacas pré-moldadas para a fundação, vigas e pilares pré-moldadas e laje alveolar. Para complementar foram utilizadas estruturas metálicas para escadas rampas, passarela e coberturas. A escolha tem como objetivo o uso racional dos materiais, redução de resíduos, redução do tempo de construção e a logística de transporte facilitada.
Para as vedações foram propostos sistema drywall que oferecem benefícios, como: rapidez na instalação, flexibilidade de projeto, isolamento acústico e térmico, versatilidade de instalações. A escolha se deu devido ao baixo impacto ambiental durante a construção e que contribui para a redução de resíduos, a eficiência energética entre outros, benefícios que contribuem para a sustentabilidade.
A cobertura tipo shed proposta que envolve os três blocos composta por estrutura metálica, tem como principal função a valorização da ventilação e da iluminação natural e a captação de energia solar através de placas fotovoltaicas.